A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira, o nome do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams). O encarregado da pasta será o advogado, professor universitário e especialista em direito ambiental Maurício Fernandes.
Conforme o novo secretário, o primeiro passo é estruturar a secretaria para as novas competências estabelecidas pela reforma administrativa – as mudanças promovidas pelo governo Nelson Marchezan colocaram no guarda-chuva da antiga Secretaria Municipal do Meio Ambiente questões de urbanismo e animais.
Leia mais:
Marchezan veta teto de R$ 30 mil para servidores de Porto Alegre
Veja as 10 áreas que podem ser alvo de parcerias com a iniciativa privada
Economia pode determinar concessão do Mercado Público à iniciativa privada
– Vamos trabalhar com total transparência e respeito nos licenciamentos ambientais. Queremos, ainda, avançar na política municipal de resíduos sólidos e qualificar os espaços públicos, como a Orla do Guaíba, para devolvê-los aos cidadãos em condições de pleno aproveitamento – ressaltou.
O Executivo também anunciou como secretário-adjunto o engenheiro civil José Luiz Fernandes Cogo, servidor de carreira e atual adjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), que deixa de existir com a reforma. Cogo participou da elaboração do Plano Diretor de 1999 e de 2010 e é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.