Depois de quase 12 horas com problemas no abastecimento em 15 bairros de Porto Alegre, a água voltou às torneiras dos moradores da Capital. Porém, a coloração escura chamou a atenção. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o aspecto barroso não é prejudicial à saúde.
Para normalizar a coloração da água, o Dmae está fazendo limpeza da rede em diversos pontos da cidade. Por volta das 10 horas, um hidrante no bairro Petrópolis foi aberto para lavar os canos.
Leia mais:
Como votou cada vereador na emenda que aumentou o teto dos servidores
Marchezan diz que vetará projeto que eleva teto de servidores
Se alguém ainda enfrentar problemas de água escura, a orientação é telefonar para o 156, acionar a opção 2 e fazer a reclamação, repassando os dados do endereço.
Coloração
De acordo com o Dmae, a água pode apresentar turbidez e alteração de cor devido ao arraste de micropartículas, que se desprendem das paredes internas da tubulação no retorno do abastecimento. Mas o órgão garante que não há prejuízo à saúde.
Conserto
Dois bombeamentos e a estação de tratamento de água voltaram a funcionar ainda na noite de quinta-feira (11), depois de concluído o conserto na rede de alta tensão da estação de bombeamento Moinhos de Vento. Na maior parte dos 15 bairros afetados pelo serviço, o abastecimento foi normalizando durante a madrugada. Apenas na região atendida pela estação de bombeamento Bordini, o fornecimento deve normalizar até a tarde desta sexta-feira.
Área da Corsan
A Corsan vai usar um gerador para manter o fornecimento em Gravataí e Cachoeirinha, enquanto a RGE faz uma intervenção na rede de energia. Com isso, a expectativa é que não falte água nas duas cidades, como alertado nos últimos dias.