A praça Major Joaquim de Queirós, no bairro Santana, em Porto Alegre, está tomada pela sujeira e pela falta de manutenção. A reclamação de moradores foi registrada há dois dias no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS.
Na tarde desta segunda-feira, a Rádio Gaúcha foi até a praça, que fica entre a ruas Santana, Vieira de Castro e Jerônimo de Ornelas. A reportagem encontrou lixo espalhado por todo terreno.
Leia mais:
Moradores reclamam de descarte irregular de lixo em terreno na Zona Sul
Buraco no asfalto causa problemas no trânsito na Avenida Ipiranga, na Capital
Mais de 172 toneladas de lixo são retiradas do Dilúvio em um ano
Além disso, a falta de manutenção deixa a grama alta e galhos de árvores espalhados pelo chão – inclusive uma árvore está caída no meio da praça, próximo a uma quadra de esportes. Ao menos quatro moradores de rua foram encontrados instalados no local.
O entorno da praça é muito utilizado como estacionamento para vans e carros de prefeituras do interior, que se deslocam até Porto Alegre para realização de procedimentos médicos. Tarso Félix da Silva é motorista de Santana da Boa Vista e utiliza ao menos três vezes por semana a Rua General Jacinto Osório, ao lado da praça, para estacionar o veículo.
– Atualmente, a praça está muito suja. A gente não vê ninguém limpando com frequência – disse o motorista.
Há 22 lixeiras instaladas dentro e ao redor da Praça Major Joaquim de Queirós. Dessas, seis estavam quebradas e cinco foram encontradas cheias de lixo. A Gaúcha entrou em contato com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e aguarda uma posição.
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.