1. LOCALIZAÇÃO – Já pensou em comprar o essencial para seu café da manhã, lanche, almoço ou jantar sem precisar pegar o carro? Os mercadinhos de bairro estão próximos de nós, seja de casa ou do trabalho, e facilitam muito a vida que está cada vez mais corrida. Além de serem muito mais objetivos, pelo tamanho e pelos produtos mais selecionados.
Leia mais:
Mercadinhos ficam mais sofisticados e se diferenciam dos secos e molhados
De produtos artesanais a cervejas especiais: no que os mercadinhos apostam
2. ATENDIMENTO– Ao contrário das grandes redes de supermercados, os mercadinhos de bairro são pequenos, o que facilita um atendimento mais simpático e próximo. Na maioria das vezes, inclusive, os frequentadores – geralmente da vizinhança – são tratados pelo nome e têm seus gostos e preferências já decorados pelos donos e atendentes. É esse tratamento que garante uma experiência completamente diferenciada para o público consumidor.
3. JANTAR RÁPIDO – Bateu a fome? A maior parte dos mercadinhos tem pães frescos de diferentes estilos, um ou outro tipo de queijo diferente que vale a pena experimentar, embutidos saborosos e algum rótulo de vinho. Quer coisa melhor do que essa combinação? E basta passar por lá depois do trabalho e garantir o jantar – fácil, rápido e sem se perder em meio a dezenas de prateleiras.
4. PRODUTOS SELECIONADOS – Se for um pouco mais "gourmet" – não sou fã dessa palavra, mas é o que temos –, o mercadinho certamente terá vários tipos de temperos e outros produtos que somente encontramos em lojas especializadas mesmo. Principalmente se forem de marcas menores. Molhos de pimenta elaborados com combinações como goiaba e até mesmo maracujá; patês diferenciados; sais com ervas finas, defumados e até mesmo com limão; temperos de várias partes do mundo para apostar em culinárias de todos os continentes. Para quem gosta de ousar e de se arriscar na cozinha, são os lugares ideais.
5. CERVEJAS ARTESANAIS – Você sabia que Porto Alegre é um dos maiores polos de cervejarias artesanais do Brasil? Tá certo que cervejas diferenciadas temos encontrado cada vez mais por aí, mas é nos mercadinhos de bairro que descobrimos rótulos daquelas cervejas artesanais realmente de produção pequena, que não estão tão difundidas por aí, mas que são elaboradas com carinho por gente que sabe do assunto e cria bebidas realmente deliciosas. Peça uma ajuda para algum atendente, ou até mesmo para o dono, pergunte sobre os estilos disponíveis, admire os rótulos e leve para casa suas escolhas favoritas.