Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Capital apreendeu cinco toneladas de carne imprópria para consumo, durante a madrugada desta quinta-feira, no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre. Conforme informações da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial (Decon/ Deic), a carga foi recolhida no estabelecimento Comercial de Carnes Muniz. O dono açougue e o motorista do caminhão que transportava o produto foram presos. As informações são da Rádio Gaúcha.
Os dois homens não tiveram os nomes identificados pela polícia. Eles serão conduzidos ao Presídio Central e responderão por crime contra as relações de consumo. A pena pode chegar a cinco anos.
Leia mais
Falta lugar para armazenar a soja desta safra
Mais de uma tonelada de peixe é apreendida em Porto Alegre
A ação teve origem em uma denúncia recebida pela Vigilância Sanitária sobre a venda de carne sem procedência no açougue. A Polícia Civil foi acionada e deslocou agentes à paisana para monitorar o local. Os policiais passaram a madrugada em uma viatura sem identificação estacionada próxima ao açougue. Por volta das 3h50min da manhã, flagraram a chegada de um caminhão frigorífico e acionaram a fiscalização. Segundo o delegado Rafael Liedtke, titular do Decon, além de não ter procedência, a carne não passou pela inspeção de um veterinário do município antes de ser cortada. Ele também afirma que o departamento ainda está contabilizando a apreensão e que o resultado ainda pode subir.
O delegado aguarda a chegada dos advogados dos presos para colher os depoimentos.