A vacina contra a gripe está sendo aplicada normalmente em todos os postos de saúde de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira. Pela manhã, uma paralisação de servidores municipais restringiu os atendimentos em unidades de saúde da Capital, principalmente no Posto Modelo, onde a vacinação estava prejudicada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas os postos estão recebendo pacientes normalmente nesta tarde. No entanto, os atendimentos podem ser mais demorados em algumas unidades devido à adesão dos servidores ao dia de paralisação convocado pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa).
Leia mais:
Sem pagamento, empresa terceirizada da Fasc paralisa atividades em abrigos
Paralisação de servidores afeta atendimentos na área da saúde em Porto Alegre
Servidores protestam em frente ao HPS em Porto Alegre
A categoria protesta contra a ameaça de parcelamento de salários e contra medidas adotadas pela prefeitura da Capital, como a reforma no ensino municipal, com a alteração da carga horária das aulas e da jornada dos servidores. Os servidores municipais realizaram uma assembleia nesta tarde no Largo dos Açorianos para avaliar o movimento e, em seguida, dispersaram.
Escolas
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 29 escolas de ensino fundamental estão sem aulas nesta tarde devido à mobilização dos servidores. Outras 13 aderiram parcialmente e em nove instituições, o funcionamento é normal.
Nas escolas de educação infantil, 23 têm atendimento normal e outras cinco, parcial. Outras 15 escolas infantis estão com paralisação total hoje.
Normalização
Os atendimentos na área da saúde e educação devem ser retomados normalmente nesta quinta-feira.