Responsável por transportar diariamente quase 23% dos passageiros da Capital – cerca de 250 mil usuários por dia –, a Carris está operando com 11 carros a menos. Segundo a empresa, a redução na frota é resultado da queda do número de passageiros, registrada em 2016. As informações são da Rádio Gaúcha.
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Os 11 ônibus retirados de circulação seriam os mais antigos da frota e não serão repostos, pelo menos por enquanto. A Carris alega que a desativação foi autorizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a partir da readequação do sistema de transporte nos horários fora do pico. Além disso, a companhia garante que não teria prejuízo para os usuários.
A EPTC, por sua vez, afirma que não autoriza mudanças na tabela de horário e que já aplicou mais de 1,7 mil multas, só neste ano, por desrespeito ao cronograma de viagens. Para a EPTC, não interessa o tamanho da frota das empresas, desde que os horários sejam respeitados.
Procurada, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) não quis se manifestar, alegando que o assunto cabe às empresas.