Os ônibus da linha T1, em Porto Alegre, passaram a operar com GPS nesta sexta-feira (17). Cerca de metade da frota de 24 veículos já possui o recurso, e o restante deverá receber durante o final de semana. Até o fim do mês abril, o cronograma da Procempa, que opera o sistema juntamente com a EPTC, é de que as linhas T5, T7 e T2 também recebam a tecnologia, dentro do projeto-piloto (além da T1 e T12, que já operam).
Leia mais:
EPTC calcula nova tarifa de ônibus em R$ 4,05
Ônibus fica preso em buraco após asfalto ceder em alagamento
As informações do sistema aberto da prefeitura estão disponíveis no aplicativo para celular Moovit. Pelo app, o usuário seleciona a rota desejada e tem acesso ao horário em que o ônibus vai passar em determinada parada. Linhas que não possuem GPS também têm previsão, mas ela é feita conforme o planejado, o que acaba não se confirmando por conta dos engarrafamentos. Já para as linhas T12 e T1, o horário de chegada do ônibus é preciso.
O diretor da Procempa, Michel Costa, afirma que, com a implantação do sistema até o fim de abril, será possível fazer uma avaliação dos resultados no segundo semestre de ano. O retorno dos usuários tem sido satisfatório – a maior parte deles pede para que o sistema seja implantado em outras linhas. Futuramente, diversas empresas poderão utilizar os dados da prefeitura e disponibilizá-los em diversos aplicativos.
Em menos de um ano, a EPTC espera viabilizar o sistema, para que possa ser colocado em todos os ônibus de Porto Alegre. Flávio Tomelero, gerente de planejamento da EPTC, afirma que este período vai funcionar como uma espécie de “laboratório” – depois disso, a prefeitura definirá o modelo de contratação para a operação do sistema de GPS.