Há meses, uma árvore danificada em um temporal põe em risco quem caminha pela Avenida Bento Gonçalves, próximo à esquina com a Rua São Guilherme, no bairro Partenon. A figueira se rompeu em duas partes, e o tronco segue pendendo em direção à via.
A presidente do Conselho de Desenvolvimento do Partenon (Codespa), Marilia Fidell, registrou foto, descrição e localização do problema na sexta-feira no Pelas Ruas, aplicativo para smartphones lançado por Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV para compartilhar e discutir problemas urbanos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Em entrevista ao Jornal do Almoço, queixou-se:
– A árvore está sendo segurada pelos fios de luz e telefone. O pessoal já nem atravessa mais (a rua naquele ponto).
Leia mais:
Aplicativo Pelas Ruas está disponível para iOS
Conheça o app Pelas Ruas, ferramenta para quem quer uma cidade melhor
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) informa que fez vistoria no local na tarde de sexta-feira e fará um laudo técnico nos próximos dias. "Como a árvore encontra-se em terreno privado, o laudo técnico deveria ser feito pelo dono, porém, por existir o risco iminente a Smam, fará o laudo técnico", informou, por meio de assessoria de imprensa. A smam explica que, por ser uma espécie protegida por lei estadual, a retirada só pode ser autorizada pelo órgão ambiental competente.
Lançado nesta quinta-feira, o aplicativo Pelas Ruas já tem mais de 2,2 mil usuários e mais de 200 postagens. A iniciativa permite que o cidadão aponte o smartphone para o que não está bom na cidade. As reclamações vão além do app: pautam reportagens em ZH, são repercutidas nos microfones da Rádio Gaúcha e compõem um quadro semanal no Jornal do Almoço, da RBS TV.
Facebook é utilizado para login
O Pelas Ruas utiliza o Facebook para fazer o login. Ao abrir o aplicativo, o usuário visualiza uma tela com postagens de outras pessoas (há um recurso para acompanhá-las, caso haja atualizações e interação por meio de comentários). A administração do aplicativo é feita pela editoria de Porto Alegre de ZH, que pode informar desdobramentos, entrar em contato para buscar mais informações e publicar links de reportagens surgidas a partir da reclamação.
Como usar
1) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook.
2) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
3) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
4) Depois de escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação (quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação).