Os vereadores de Porto Alegre aprovaram a criação de mais uma data comemorativa no calendário da Capital gaúcha. Trata-se do Dia do Combate ao Aumento da Mensalidade nas Universidades e Escolas Privadas, que foi incluído no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre.
A data será celebrada na primeira quarta-feira do mês de junho. O projeto, de março de 2013, é de autoria do vereador Rodrigo Maroni.
Leia mais
Redução da velocidade? Carros nos corredores? Veja cinco projetos da Câmara que vão dar o que falar
Rodoviários de Porto Alegre não aceitam proposta de reajuste salarial
Entenda por que a mudança nos horários dos professores de Porto Alegre causou polêmica
– Eu pessoalmente sou contra criar apenas uma data para algum assunto específico, mas é importante ter esse dia como símbolo para que as universidades reflitam sobre esses aumentos que muitas vezes fazem os estudantes levarem dez, doze anos para se formar, porque não conseguem pagar – afirmou à Rádio Gaúcha.
O vereador disse que enfrentou, ao longo da sua formação superior, dificuldades para pagar a mensalidade. E que essa é a realidade de boa parte da população, que não consegue uma vaga nas universidades públicas.
– Coloquei a criação desta data, justamente no dia dos estudantes, como símbolo para refletir sobre um tema que é muito delicado – disse.
Maroni defende que o projeto tem relevância na cidade, à medida que estimularia a pressão contra as universidades:
– Quando estudantes conseguem se mobilizar, conseguem barrar aumentos.