Apesar dos relatos de gosto e cheiro de terra na água em diversas regiões de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) garante que não há risco para a saúde dos moradores. O diretor-interino Dmae, Rafael Zanetti, afirma que as análises não mostraram nenhuma alteração ou presença de micro-organismos.
"Não há nenhuma desconformidade, a situação aos olhos do Dmae é bastante tranquila", explicou Zanetti em entrevista ao Gaúcha Estação Verão.
Ainda segundo o diretor, entre quarta e sexta-feira (24), o departamento recebeu 40 reclamações através do telefone 156. Alterações na cor também devem ser registradas pelo canal de comunicação da prefeitura. Neste caso, o consumo não é recomendado pelo Dmae.
Os relatos recebidos pela Rádio Gaúcha estão concentrados nos bairros São Geraldo, Petrópolis, Higienópolis, Cidade Baixa, Rubem Berta, Partenon, Bela Vista e Jardim Ipiranga. Outras regiões também são afetadas e há relatos até mesmo de moradores com enjoos.
Sobre esses problemas, Zanetti garante que não é possível que ocorram pela água da torneira e recomendou que os moradores lavem a caixa d'-água a cada seis meses.