Maior vestibular do Estado, o exame para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será aplicado a partir deste domingo (8) para 33.459 inscritos. Eles disputam 4.017 vagas em 91 cursos de graduação.
Este ano a concorrência está menor, já que houve redução no número de inscritos - são 4.965 candidatos a menos do que no vestibular de 2016. O número de vagas permanece o mesmo.
Medicina segue o curso mais concorrido, com 74,26 candidatos por vaga - em 2016 eram 79,82. Depois aparece Psicologia diurno (28,82), Fisioterapia (26,43), Psicologia (noturno) e Medicina Veterinária (18,43).
As provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Na Capital, a EPTC reforçou as linhas de ônibus que atendem os locais com maior número de candidatos: Campus do Vale, na Avenida Bento Gonçalves, UniRitter, na Rua Orfanatrófio, e Fapa, na Manoel Elias.
As provas começam às 8h30, mas a orientação é para que os candidatos cheguem pelo menos meia hora antes para evitar atrasos. É preciso levar caneta esferográfica azul ou preta e documento de identidade. O uso de lápis e borracha também é permitido. Os estudantes somente poderão deixar as salas após duas horas de início do exame.
No primeiro dia serão feitas as provas de física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira. Na segunda-feira será a vez de português e redação. A terça é reservada para biologia, química e gerografia. O vestibular termina na quarta com história e matemática. São 25 questões de cada matéria.
Para a prova de redação, a universidade exige que o texto tenha no mínimo 30 linhas, respeitando a proposta do tema e o estilo argumentativo-disserativo. O candidato precisa ficar atento que, ao contrário do Enem, no vestibular da UFRGS o título é obrigatório.
A UFRGS divulgará o gabarito preliminar de cada prova no site vestibular.ufrgs.br, a partir das 17h.O resultado final deve ser divulgado até o dia 21 de janeiro.
Provas:
08/01: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna;
09/01: Língua Portuguesa e Redação;
10/01: Biologia, Química e Geografia;
11/01: História e Matemática.
Atenção:
- As provas começam às 8h30 cada dia. Quem chegar depois desse horário não entra.
- É preciso levar caneta esferográfica azul ou preta. Lápis e borracha são aceitos.
- Durante a realização das provas não serão permitidas consultas de qualquer natureza, bem como o uso de telefone celular, pagers, fones de ouvido, relógio digital ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos.
- O inscrito só poderá deixar o local de prova após duas horas.