Um grupo de servidores municipais realizou uma caminhada, no final da tarde desta terça-feira (13), em ruas e avenidas de Porto Alegre. A categoria se reuniu em assembleia no Centro de Eventos do Parque Harmonia e se deslocou até a prefeitura, no Centro Histórico, pelas avenidas Loureiro da Silva e Borges de Medeiros.
Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais (Simpa), a categoria quer reforçar os atos contra a Proposta de Emeneda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo federal, a reforma da Previdência e também ao pacote de cortes do governador José Ivo Sartori.
Uma das questões que esteve em pauta da assembleia foi o décimo terceiro salário dos servidores. Hoje pela manhã, o prefeito José Fortunati garantiu que irá pagar a gratificação e o salário de dezembro em dia. Isso será possível após o anúncio da possibilidade de antecipação do IPTU com 12% de desconto em cota única, se o pagamento for realizado até o dia 2 de janeiro.
"Ontem à noite, Fortunati nos comunicou que irá pagar em dia o nosso 13º salário e também irá rodar a folha de pagamento de dezembro até o dia 20, com a possibilidade de antecipação do IPTU, que é uma medida que ocorre há 28 anos", disse o diretor de comunicação do Simpa, Ivan Martins.
Com a antecipação, a prefeitura espera arrecadar R$ 170 milhões, que serão destinados ao 13° salário dos servidores. Conforme a prefeitura, o pagamento do beneficio deve ser realizado no dia 20 de dezembro.