O restaurante Prefácio, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, teve as atividades suspensas nesta terça-feira (22) pela Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da Secretaria Municipal de Saúde. Essa foi a terceira autuação no local, que fica na Avenida Taquara. Na vistoria foram apreendidos aproximadamente 25 kg de alimentos irregulares.
A fiscalização encontrou hoje alimentos mal-acondicionados, em temperatura inadequada de conservação e ausência de kit de higienização de mãos na cozinha e no sanitário. Segundo a Secretaria de Saúde, também foram detectadas irregularidades no uniforme dos funcionários, além de não execução dos controles específicos da culinária.
O restaurante ficará com atividades suspensas até a contratação de responsável técnico no estabelecimento e apresentação de plano de ação para os desvios detectados.
Em setembro de 2015, o estabelecimento foi suspenso devido às más condições de higiene e presença de fezes de roedores na cozinha e equipamentos. Naquela ocasião a vistoria foi motivada por investigação de um surto de doença transmitida por alimentos. Cerca de dez pessoas passaram mal ao consumir os alimentos no restaurante.
Em maio, houve nova suspensão por descumprimento das exigências sanitárias, colocando em risco a saúde pública, retornando às atividades somente depois de 30 dias. Nas três autuações, foi apreendido e inutilizado um total de 137 quilos de alimentos.
A reportagem tenta contato com o restaurante.