Oito viaturas estão em frente ao Palácio da Polícia, na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (25), sendo usadas para custodiar presos devido à falta de vagas em presídios. As celas da 2ª Delegacia de Pronto Atendimento estão lotadas.
Nove presos aguardam vagas em penitenciária nesses veículos que deixam de circular pelas ruas. Cerca de 15 policias estão no local para custodiar os detentos nas viaturas.
Micro-ônibus da BM é depredado por presos que aguardam vagas em presídios
Presos são algemados em lixeira em frente ao Palácio da Polícia
Na quarta-feira (24), chegou de Uruguaiana o ônibus Trovão Azul, com capacidade para abrigar aproximadamente 30 detentos. Ele era utilizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para transportá-los. Esse veículo ainda precisa passar por vistoria e, diferentemente do micro-ônibus da Brigada Militar que foi depredado no fim de semana, o Trovão Azul tem grades no interior. O veículo foi comprado pelo Estado em 1985 e utilizado até 2013 para o transporte de presos, quando foi desativado após a compra de um novo veículo.
Sobre a utilização do ônibus para amenizar os problemas de superlotação dos presídios e carceragens de delegacias, o secretário de Segurança, Cézar Schirmer, reconheceu que não é o ideal a ser feito, mas uma medida de urgência a ser tomada.
"É ruim, mas pior é o carro, é a viatura, pior é na delegacia. Nem carro, nem delegacia é o lugar onde os presos devem estar, devem estar na penitenciária", lamentou Schirmer.