Ainda não há data prevista para que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) comece a multar a partir da utilização das câmeras de monitoramento de Porto Alegre. O órgão informou que realiza os últimos ajustes operacionais para a fiscalização por câmeras em corredores de ônibus, definindo o número de funcionários que irão atuar nesta função.
Depois disso, serão definidas as datas de início dos trabalhos. As autuações vão ocorrer em oito locais: na Avenida Brasil, em dois pontos das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves, Borges de Medeiros com Praia de Belas, e em outros trechos da avenida Cavalhada, na zona sul.
Agentes que ficam na Central de Monitoramento poderão aproximar a câmera e identificar a placa do carro. O uso dos equipamentos para multar é permitido por lei e já é adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O início da fiscalização por câmeras estava previsto pela EPTC para começar em março de 2016, mas atrasou por causa de outros projetos prioritários. A EPTC destaca que apresentará o projeto para a nova administração da capital.