A Feira do Livro de Porto Alegre, que começou na sexta-feira, usou uma grande sacada para sua divulgação nas redes sociais: criou links para notícias do tipo que dificilmente resistimos clicar, como "Foto rara de borboleta chorando surpreende". Ao clicar, revela-se que é apenas uma isca – a notícia é inventada –, e aparece um convite para dedicar essa curiosidade à leitura de um livro. Não sei se a campanha fará com que as pessoas leiam mais, aumentando os índices de leitura no país que, apesar de um leve incremento, seguem baixos: segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil divulgada recentemente, 44% da população não lê. Mas ela certamente não deixa indiferente quem cai na "armadilha", por desvelar como nos atraem essas leituras banais.
Colunistas
Paulo Gleich: tempos de leitura
Acostumados à companhia permanente do smartphone, com o qual saltamos entre conversas, imagens e textos breves, temos cada vez mais dificuldade em dedicar a atenção que requerem os livros.