O navio-tanque de bandeira italiana Syn Antares, que encalhou na noite de sábado no Guaíba, nas proximidades da Zona Sul, foi liberado por um rebocador no final da manhã desta terça-feira.
Depois de ser removida, a embarcação lançou âncora e passaria por uma inspeção para verificar se houve algum dano provocado pelo encalhe. Até o começo da tarde, não havia sido informada nenhuma avaria. Também não foi verificado nenhum tipo de vazamento na água, e nenhum tripulante ficou ferido em razão do incidente.
Leia mais:
Guaíba registra quarta maior cheia desde 1941
Cisne Branco retoma viagens no Guaíba após oito meses
A ver navios: movimento cresce no porto da Capital em setembro
Uma nota da Capitania Fluvial de Porto Alegre divulgada no começo da tarde informou que "conforme comunicado da empresa Smit Salvage, contratada pelo Armador, o navio Syn Antares desencalhou das proximidades do Canal de Navegação do Leitão, no Rio Guaíba, às 11h40min (...)." Não foi informado o destino do navio-tanque depois da liberação.
A Capitania Fluvial havia sido informada por volta das 21h de sábado sobre o encalhe do navio, que transportava gás, nas proximidades do canal de Navegação do Leitão. Uma equipe da Capitania dos Portos dirigiu-se à embarcação e realizou uma inspeção para verificar os requisitos de segurança. A partir de agora, as causas do incidente serão investigadas.
*Zero Hora