O navio-tanque Syn Antares, de bandeira italiana (Napoli), está encalhado no Guaíba, na zona sul de Porto Alegre, desde a noite de sábado. A Capitania Fluvial de Porto Alegre afirma que o incidente não afeta a navegabilidade de outras embarcações e prevê que as operações de desencalhe tenham início na noite desta segunda-feira.
Leia mais:
Guaíba registra quarta maior cheia desde 1941
Cisne Branco retoma viagens no Guaíba após oito meses
A ver navios: movimento cresce no porto da Capital em setembro
A Capitania Fluvial foi informada por volta das 21h de sábado sobre o encalhe do navio carregado de gás nas proximidades do canal de Navegação do Leitão, no Guaíba. "Não há vítimas no incidente e não houve poluição hídrica. A Marinha abriu um Inquérito Administrativo para apuração dos fatos", diz a corporação em nota.
Uma equipe da Capitania dos Portos dirigiu-se à embarcação para realização de uma inspeção para verificar os requisitos de segurança do navio.
O armador do Syn Antares contratou a empresa Smit Salvat, especializada em salvamento, para a realização do desencalhe, "e há um rebocador de Rio Grande se dirigindo para o local com previsão de chegada às 22h", diz a Capitania Fluvial.
*Zero Hora