Um novo sistema, lançado nesta quarta-feira (21), pela Secretaria de Saúde promete agilizar a marcação de consultas em Porto Alegre. O Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) foi lançado nesta tarde pelo prefeito José Fortunati e o secretário Fernando Ritter, na Unidade de Saúde da Família IAPI, na zona norte da Capital.
O sistema já estava operando de forma experimental desde junho em todas as 141 unidades de saúde da Capital, centros de especialidades, hospitais (parcialmente) e setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Toda a rede de atendimento básico de saúde foi informatizada.
Antes, o processo era manual, o paciente recebia um papel de encaminhamento, apresentava na recepção do posto de saúde e dias depois um profissional da área administrativa entrava em contato com o paciente para avisar sobre a consulta.
Segundo Ritter, cerca de 75% das especialidades não apresentam filas de espera e nesses casos o médico poderá marcar o atendimento na mesma hora. Nos demais casos, a solicitação também é cadastrada e as equipes entram em contato com o paciente para informar o dia do atendimento.
Segundo o secretario, nos dois meses de teste já foi possível perceber uma redução da espera para consultas.
"Nós melhoramos a capacidade de aproveitamento das nossas consultas especializadas. Os profissionais também conseguem acessar com rapidez as informações do paciente dando os encaminhamentos adequados", explica.
Outra vantagem da nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do município de Porto Alegre (Procempa), é a classificação de risco. A partir de agora, os casos mais graves terão prioridade de atendimento. Antes, a triagem era feita apenas pela ordem de chegada.
Nos próximos meses, a secretaria vai lançar um espaço no site e um aplicativo para que a população possa acompanhar o andamento do processo de forma online. A segunda fase, ainda sem previsão de lançamento, vai compreender a informatização dos exames complementares e internação hospitalar.