O anteprojeto de revitalização da Usina do Gasômetro, iniciado no final de 2015, foi apresentado na noite desta segunda-feira (22) à comunidade no mezanino da Usina. A previsão é de investimento de US$ 3 milhões, via financiamento, para melhorias na infraestrutura hidráulica e elétrica, instalação de novos equipamentos de segurança e acessibilidade (como escadas e elevadores) e mudança na disposição internas dos espaços.
Leia mais:
Tapumes cobrem área de acesso à Orla do Guaíba
Obras da Copa em Porto Alegre ficam para depois da Olimpíada
Conforme o coordenador da Memória Cultural, da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antonio Bolcato Custódio, o projeto prevê a conclusão do Teatro Elis Regina, o manejo das portas originais, novo desenho para café e restaurante. Também está programada a instalação de sistema de ar condicionado em todo ambiente e placas para isolamento acústico.
O próximo passo é a aprovação de todas as etapas da obra por prefeitura e governo do Estado e a abertura do processo de licitação. Os trabalhos no prédio iniciariam nos primeiros meses de 2017. No decorrer da obra, que deve levar um ano e meia, a Usina permanecerá fechada ao público.
A Usina foi construída em 1928 para gerar energia elétrica à base de carvão mineral, que foi desativada em 1974, para uso cultural, com exposições, apresentações artísticas e cursos.