A Brigada Militar cumpriu, na tarde desta quinta-feira (11), a reintegração de posse no prédio do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (Demhab), na Avenida Princesa Isabel, no bairro Santana. O local estava ocupado desde o dia 14 de julho por representantes de ocupações de áreas urbanas da Capital.
A reintegração é feita pelo 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do Corpo de Bombeiros. A retirada do grupo ocorreu de forma tranquila e sem incidentes, segundo o major Sérgio Rocha, que responde pelo 1° BPM.
"Agora vamos avaliar o prédio para poder entregar ao Dehmab. Caminhões serão disponibilizadas para que o grupo possa levar seus pertences do local", disse o Major.
O prédio do Demhab estava ocupado há 28 dias por representantes de como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento de Luta no Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e Movimento Nacional da População de Rua (MNPR). Moradores das Ocupações Lanceiros Negros e Campo Grande e da comunidade da Vila Dique também participaram da invasão. Os organizadores do protesto reivindicam agilidade no cadastramento de famílias de ocupações da Capital.
A reintegração de posse do prédio foi determinada pela Justiça no dia 1º de agosto. A Avenida Princesa Isabel e vias do entorno do prédio seguem bloqueadas para o trabalho da polícia.
Serviços do Demhab
Com a retirada do grupo, a direção do Demhab pretende reabrir o prédio na próxima segunda-feira (15). Para agilizar a retomada dos serviços, que estão suspensos desde a ocupação, será montada uma força-tarefa no órgão.
"Os serviços mais prejudicados foram o pagamento do aluguel social e o cadastramento de famílias no programa Minha Casa Minha Vida. Não pudemos fazer isso neste período. E agora vamos montar uma força-tarefa para recuperar o tempo perdido", afirmou a diretora-geral do Demhab, Luciane Skrebsky de Freitas.