A Justiça marcou uma audiência de conciliação para a próxima segunda-feira (18) entre a prefeitura de Porto Alegre e os manifestantes que ocuparam o prédio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A decisão judicial é uma resposta à ação movida no fim da manhã desta sexta (15) pela prefeitura da Capital, que pediu a reintegração de posse do prédio do Demhab, no bairro Santana. A entrada do local está bloqueado desde a tarde de ontem por representantes de ocupações de áreas urbanas da cidade.
A invasão no Demhab foi desencadeada pela reintegração de posse marcada para a próxima terça-feira (19) na ocupação Campo Grande, no bairro Rubem Berta. Segundo os manifestantes, são cerca de 350 pessoas que moram no terreno há dois anos.
Os organizadores do protesto no Dehmab cobram agilidade no cadastramento de famílias da ocupação, que segundo eles não receberam informação sobre o destino das pessoas que não têm para onde ir. Também pedem que a reintegração seja adiada.
Em função do bloqueio do prédio, o Demhab suspendeu por tempo indeterminado os serviços disponibilizados na sede do órgão, como o encaminhamento para pagamento de aluguel social, bônus moradia e realização de cadastro no órgão.