Para repor as árvores comprometidas pelo temporal de 29 de janeiro, a prefeitura de Porto Alegre começou, nesta segunda-feira, o plantio de 3 mil mudas nativas. Na Avenida José Bonifácio, em frente à Redenção, uma solenidade marcou o início da recomposição, com a colocação de três tipuanas ao lado dos tradicionais vegetais que garantem a sombra da via.
Serão plantadas em diferentes regiões da cidade – sobretudo no Centro Histórico e na Cidade Baixa – 17espécies, entre elas, ipês, pitangueiras e jacarandás. Com exceção das tipuanas, as mudas vêm do viveiro municipal junto ao Parque Natural Municipal Saint' Hilaire. A definição sobre tipos de plantas e locais leva em conta condições do solo, se há tubulação ou fiação elétrica no espaço e localização das bocas de lobo.
Leia mais:
Cisne Branco vira durante tempestade em Porto Alegre
Limpeza do Marinha revela túnel menos verde após tempestade
– Perdemos mais de 2 mil árvores, mas (o plantio) também significa a recomposição de outras que foram sendo retiradas pelo próprio ser humano. Estamos plantando plantas nativas, permitindo que a cidade se recomponha de forma absolutamente sustentável. Temos que combater as plantas exóticas porque elas se confrontam com o meio ambiente – afirma o prefeito José Fortunati.
O titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Léo Antônio Bulling, ressalta que duas equipes foram montadas para cuidar do plantio:
– São diversos locais mapeados pelos técnicos da Smam em vias públicas, praças e parques. Estamos iniciando hoje na José Bonifácio, recompondo esse trecho onde temos no canteiro central tipuanas e, no passeio público, jacarandás.
Conforme a prefeitura, o plantio das mudas segue recomendações apresentadas no Plano Diretor de Arborização Urbana, um conjunto de métodos e medidas para preservação, manejo e expansão das árvores de acordo com demandas técnicas e das comunidades locais. O Fórum Ambiental de Porto Alegre, que que organiza ações coletivas relacionadas ao tema, estava presente na cerimônia.