O Ministério da Fazenda confirmou a concessão de garantia da União de até US$ 92 milhões para Porto Alegre. A contratação do crédito da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco Mundial, destina-se ao financiamento do Programa Orla POA – Organicidade e Requalificação do Espaço Urbano, do Lazer, do Acesso e Mobilidade de Porto Alegre, além de obras de asfaltamento na cidade e investimentos de modernização da Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa).
Leia mais:
Veja como deve ficar a orla do Guaíba após a revitalização
Primeira fase de revitalização da orla do Guaíba tem pequenas alterações devido à tempestade de janeiro
O aval consta no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira. A obra é assinada pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner. Ao todo, serão revitalizados cerca de dez hectares da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Serão construídas ciclovias e novos passeios. Também serão instalados 47 postes inclinados com iluminação cênica e luminárias em LED, criando assim uma atração turística.
Estão previstos um ancoradouro para barcos de turismo, um restaurante sobre a água, bares, decks em madeira, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiários, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático. O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão, além de possuírem climatização.