Neurocientista de referência internacional em sua área, o pesquisador Iván Izquierdo provocou polêmica com uma entrevista publicada na Folha de S.Paulo do último dia 18, na qual, embora elogiasse o pioneirismo de Freud em estudos sobre o cérebro, declarava que a psicanálise foi ultrapassada pela neurociência:
"A psicanálise foi superada pelos estudos em neurociência, é coisa de quando não tínhamos condições de fazer testes, ver o que acontecia no cérebro. Hoje a pessoa vai me falar em inconsciente? Onde fica? Sou cientista, não posso acreditar em algo só porque é interessante", disse. Para o pesquisador argentino naturalizado brasileiro, o psicanálise se tornou um mais um fenômeno da cultura do que propriamente da medicia: "A psicanálise hoje é um exercício estético, não um tratamento de saúde".
A declaração repercutiu em ambos os campos, despertando manifestações de apoio às formulações de Izquierdo, levantando outras críticas ao campo aberto por Sigmund Freud e gerando uma série de manifestações indiginadas com o tom assertivo das declarações do pesquisador. Para seguir o debate, ZH convidou profissionais ligados à psicanálise, à psiquiatria e à pesquisa neurocientífica para discutir o tema.
Em um dos artigos, Alfredo e Diana Jerusalinsky debatem o centro de uma das polêmicas declarações de Izquierdo, aquela que pergunta "onde fica o inconsciente". Alfredo é psicanalista, integrante da APPOA e doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano - USP. Diana é neurocientista e doutora em Ciencias Biológicas pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Eles rebatem o tom da pergunta e insistem que a psicanálise pode oferecer respostas para determinadas formas como a linguagem organiza as experiências.
Já Diogo Lara, psiquiatra e pesquisador da PUCRS e do CNPq, discute no outro texto o ponto de onde a neurociência é capaz de avançar além da psicanálise, e defende o caso de estabelecer um colaboração entre os dois campos, e não um confronto:
Leia os textos na íntegra:
>>> A neurociência e a psicanálise são aliadas ou inimigas?
>>> Onde fica o inconsciente?