A mínima de 9º C prevista para o fim de semana em Porto Alegre vai ser a ocasião perfeita para recolher agasalhos esquecidos nos armários. No domingo, voluntários vão passar por 10 bairros de Porto Alegre para arrecadar doações da população. É mais uma edição do Iom Mitzvah, uma ação promovida pela comunidade judaica da Capital com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e da prefeitura.
Leia mais
Varal liga quem precisa de agasalhos e quem tem peças para doar
Prefeitura de Santa Maria lança Campanha do Agasalho 2016
24 convites para aquecer quem sofre com o frio
Cerca de 200 voluntários em sete caminhões percorrerão portarias de prédios das 9h às 16h para recolher roupas, cobertas, mantas e agasalhos. Quem quiser fugir do frio pode atirar a sacola da janela mesmo. Todas as doações serão repassadas à campanha do agasalho da prefeitura de Porto Alegre.
O Clube Hebraica (Rua João Telles, 508, Bom Fim) servirá de QJ. Por meio de um drive-thru, haverá um ponto de recebimento de doações ao longo do dia. No local, voluntários da comunidade judaica e da prefeitura receberão as roupas para triagem.
– A ideia é levarmos agasalhos a quem precisa e trabalhar a cidadania em jovens e cidadãos da comunidade judaica, para entendermos que o "público" é nosso e que precisamos fazer algo pela sociedade – afirma Ilton Gitz, um dos organizadores da campanha e professor de cultura judaica no Colégio Israelita.
O Iom Mitzvah (Dia da Solidariedade) surgiu em 2012 e já arrecadou mais de 70 mil peças de roupa. Apenas no ano passado, foram 27 mil, o que representou 20% de todas as doações feitas na Capital gaúcha. Para este ano, a meta é arrecadar pelo menos 30 mil peças em sete horas.
No ano passado, Victor Daniel Freiber, 28 anos, fez a sua contribuição. Da janela do oitavo andar de seu apartamento no bairro Bom Fim, ele jogou uma sacola cheia de roupas para as mãos de um voluntário.
– Os vizinhos me viram jogar a sacola e correram para recolher suas roupas e jogar também uma sacola. Sacolas voavam dos andares abaixo, além de as pessoas descerem até a portaria para entregar as doações – relata.
Confira os bairros na rota do Iom Mitzvah
Auxiliadora
Bela Vista
Bom Fim
Cidade Baixa
Independência
Menino Deus
Mont'Serrat
Petrópolis
Rio Branco
Santa Cecília