Em vez de docinhos e lembrancinhas, é mais provável que sejam distribuídas máscaras para evitar o odor no aniversário marcado para a manhã deste sábado na Rua Aníbal di Primo Beck, no bairro Boa Vista. Um morador indignado enviou ao prefeito José Fortunati, ao Departamento de Esgoto Pluvial (DEP) e aos vizinhos da rua um convite para "comemorar" a primeira primavera de um vazamento da rede de esgoto pluvial na calçada em frente à sua casa. Como indicação de traje, o anfitrião do evento, Alberto Bing, engenheiro de 52 anos, alerta: "favor comparecer com calçado impermeável".
O caso foi noticiado em setembro do ano passado pelo ZH Pelas Ruas. No final do ano, a prefeitura foi ao local para realizar o conserto, mas o vazamento reapareceu em 2016, conta Bing. Ele relata que cada chuva forte amplia o vazamento, aumentando o buraco na calçada de onde jorra a água cinzenta e fedorenta.
Leia mais:
Estudantes ocupam Colégio Júlio de Castilhos e mais três escolas
Lancheria do Parque reabre após passar por adequações exigidas pela prefeitura
Após interdição, Hospital Parque Belém avalia se transfere pacientes
Bing ainda não sabe como será o evento: verá se os vizinhos aderirão à ideia, mas acredita que nenhuma autoridade deve comparecer. O convite é mais uma provocação e uma nova uma tentativa de ser ouvido pelo poder público:
– Sempre quando a gente chega em casa, passa por ali e leva a sujeira para dentro. Não posso manter nenhuma janela da frente da casa aberta. (O convite) é um protesto.
O DEP informou que a Seção Norte de Conservação fará "uma pequena obra de reconstrução de rede pluvial" no local. Disse que a solicitação de licenças da Secretaria de Obras e Viação e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está sendo encaminhada e, até o final da próxima semana, na quarta ou quinta-feira, a obra de reconstrução será iniciada. O secretário adjunto do departamento, Francisco Mellos, tem conhecimento do convite.
– Eu não devo comparecer à festa, mas estaremos lá na semana que vem para concluir os trabalhos – disse.
A reportagem ainda não conseguiu confirmar se o prefeito José Fortunati recebeu o convite.
Veja o vídeo feito sobre o problema em setembro de 2015: