Já se passaram mais de dois anos desde que, num domingo de janeiro, um incêndio destruiu a capela Santo Antônio, localizada dentro da Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre. Depois de ficar mais de um ano na mesma situação, as obras de restauro começaram em agosto do ano passado, após aprovação da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc). Às vésperas do Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, o prédio deve ficar pronto para os festejos da data.
Leia mais:
Foto 360°: um tour pelo restauro da capela
Padre aposta em alto-falante para informar comunidade
Imagem de quatro cães parados na porta de igreja comoveu fiéis
Antes de ser adaptado, em 1930, para ser uma capela, o espaço servia de dormitório para as pessoas amparadas pela instituição. Na década de 1980, uma pequena restauração foi realizada no lugar. Na obra atual, foram descobertas relíquias como um piso cerâmico do século 19 coberto por camadas de revestimento. Para preservar essa memória, foram feitas réplicas para cobrir a área. Em uma das paredes, a falta de pintura revela a arte original da construção.
– A cada parede aberta, a cada reboco removido aparecia uma surpresa. Estamos chegando em um resultado bastante aproximado do que foi a capela na época de sua inauguração – avalia o arquiteto responsável, Lucas Volpatto.
Vitrais em tons de rosa imitando os antigos e um altar igual ao anterior também foram criados para deixar o espaço com o mesmo aspecto que tinha antes do incidente. Reerguida com uma verba estimada em R$ 1,5 milhão, a capela foi bancada em parte pelo valor do seguro e também por verbas próprias da instituição e doações da comunidade.
– Ficamos sabendo de senhorinhas que iam ali na frente e entregavam o dinheiro todo enroladinho, faziam doações de R$ 5. A gente fica emocionado – conta o diretor-geral da instituição, irmão Albano Thiele.
A obra precisa agora de pequenos ajustes, como a instalação dos sistemas de luzes e som e o mobiliário. A previsão é de que ela fique pronta na próxima terça-feira, data prevista para o corte da fita inaugural e de duas missas especiais.