Há um ano, os gaúchos estavam tirando os casacos do armário para sair de casa com a expectativa de temperaturas próximas dos 10°C para o final de abril. Nada comparado com o que se vê no mês de abril deste ano, em que sair de calça já é um tormento.
Leia mais:
Calor deve seguir intenso no Estado até quarta-feira
Como o calor impacta o nosso dia a dia
Quem passeou pelas ruas da Porto Alegre na manhã desta segunda-feira viu um desfile de vestidos, bermudas e camisetas leves para aguentar o calorão fora de época. No domingo, a Capital atingiu a máxima de 36°C, maior temperatura em abril desde 1916, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou os registros.
Até então, a maior temperatura no mês havia sido registrada em 1927: 35,9°C. Em 2005, Porto Alegre atingiu 35,6°C, agora a terceira maior máxima para abril. Os dados são da estação meteorológica do bairro Jardim Botânico.
A saudade do friozinho de abril é tanta que uma matéria publicada há um ano por Zero Hora, que informava a previsão de temperatura entre 0°C e 4ºC para a Serra, recebeu uma série de compartilhamentos nostálgicos. Para esses amantes do frio, os meteorologistas não têm notícias animadoras: o tempo continuará abafado neste mês.
Culpa do El Niño, que apesar de estar perdendo força, vem mantendo as frentes frias no Uruguai, conforme o meteorologista Evandro Ribeiro Magalhães, da Somar. Com isso, ventos têm trazido as altas temperaturas do Centro Oeste e do Norte do país para o Estado.
– A tendência é de que, a partir do fim do mês, volte a chover e o ar fique mais frio. Mas, mesmo assim, os dias continuarão abafados – afirma Magalhães.
Para quem gosta de frio, a boa notícia virá com inverno, segundo o meteorologista. Isso porque, com o enfraquecimento do El Niño, a estação deve ter temperaturas mais baixas do que as registradas em 2015.
– O inverno do Rio Grande do Sul foi bem atípico no ano passado, auge do El Niño. Neste ano, as temperaturas devem ser menores, próximas da média – completa.
Semana deve ter temporal
A terça e a quarta-feira serão de tempo firme e altas temperaturas no Estado. Porto Alegre deve ter mínima de 26°C e máxima de 36°C.
Uma frente fria vinda do Uruguai pode provocar temporal entre a quinta e a sexta-feira. A chuva forte pode ser acompanhada de fortes rajadas de vento, raios e queda de granizo. A Capital deve ter mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Sábado ainda pode chover, mas em forma de pancadas rápidas e isoladas. No domingo, pode chover apenas entre o final da tarde e no início da noite. O final de semana em Porto Alegre deve ter mínima de 21°C de e máxima de 27°C.
Leia outras notícias de Porto Alegre