Neste sábado, a partir das 22h45min, a RBS TV vai transmitir a segunda noite de desfiles das escolas do Grupo Especial de Porto Alegre. A estreia no Porto Seco ocorreu durante a madrugada, com a apresentação de três escolas do grupo Especial – Unidos do Capão, Imperatriz Dona Leopoldina e Acadêmicos de Gravataí. O maior destaque foi a presença do cantor Diogo Nogueira, um dos homenageados pela segunda escola da noite.
Veja fotos dos desfiles da escolas de samba de São Paulo
Trios elétricos levam multidões às ruas de Salvador. Veja
Confira o especial do Diário Gaúcho para o Carnaval!
Neste sábado, sete escolas se apresentarão na Avenida. Veja o horário e os sambas-enredo de cada uma delas:
22h45min - Bambas da Orgia
Será com sorriso que a Bambas da Orgia, a mais antiga escola de samba da Capital _ com 75 anos de existência _ entrará na Avenida disposta a voltar na Noite das Campeãs. O enredo da escola é Sorria: Chegou Bambas da Orgia!, que estará logo na abertura do desfile, com a comissão de frente. O vice-presidente promete uma grande surpresa entre os integrantes da comissão. A escola virá com 19 alas. Serão 1,5 mil componentes na Avenida. Quatro carros alegóricos representarão o circo, o parque de diversões, a alegria do mundo virtual e a alegria do Carnaval.
A escola
Cores: azul e branca
Bairro: Floresta
Presidente: Cleomar Rosa
Carnavalesco: Guilherme Xavier
Intérprete: Fábio Ananias
Diretor de Carnaval: Marcelo Demétrio
Diretor de Bateria: Dadá
Mestre-sala e porta-bandeira: Evandro e Fabiana
Enredo: Sorria: Chegou Bambas da Orgia!
23h50min - Estado Maior da Restinga
Será Xangô, o orixá do poder e da Justiça, que estará na Avenida ao lado dos tinguerreiros. A Estado Maior da Restinga, quarta colocada no Carnaval de 2015, fará um apelo para reparar todas as injustiças do planeta. O enredo, Da Sabedoria Busquei a Humildade. Da Humildade Clamei por Justiça. Sou Negro, Sou Rei: Kaô Kabecilê, Sou Restinga!, pede a paz no mundo. A escola virá com 17 alas divididas em quatro setores, de acordo com os carros alegóricos. Estima-se a presença de 1,6 mil componentes. A bateria terá 250 ritmistas.
A escola
Cores: verde, vermelho e branco
Bairro: Restinga
Presidente: Robson Dias, Preto
Carnavalesco: Edson Santos, o Dico
Intérprete: Renan Ludwig
Diretor de Carnaval: comissão de Carnaval
Diretor de Bateria: Mestre Guto
Mestre-sala e porta-bandeira: Willian Alves e Giza
Enredo: Da Sabedoria Busquei a Humildade. Da Humildade Clamei por Justiça. Sou Negro, Sou Rei: Kaô Kabecilê, Sou Restinga!
0h55min - Embaixadores do Ritmo
O enredo foi escolhido a dedo pela vermelho e branco, segunda colocada em 2015. A Embaixadores do Ritmo vai levar os sonhos para a Avenida. E, entre eles, o mais sonhado pela escola: ser campeã pela primeira vez do Grupo Especial. O enredo foi batizado de Pintando os Sonhos na Passarela. Serão 17 alas, incluindo baianas e bateria. Ao todo, 1,2 mil componentes devem entrar na Avenida. Serão quatro carro alegóricos: Sonhos de Pedrinho, Delírio Infantil, Sonho de Liberdade e Sonho de Ser Campeão.
A escola
Cores: vermelha e branca
Presidente: Briane Giró
Carnavalesco: Alecsandro Silva (Kiko)
Intérprete: Farelo
Diretor de Carnaval: Gustavo Giró
Diretor de bateria: Joubert Luis
Mestre-sala e porta-bandeira: Nathyeli Cruz e Robson Jardim de Souza
Enredo: Pintando os Sonhos na Passarela
2h - Império da Zona Norte
Não se assuste quando ver um carro fúnebre de mais de 30m de comprimento, repleto de candelabros, ingressando na passarela do Porto Seco. São os Leões da Zona Norte, que prometem tratar com alegria um assunto que, aparentemente, parece triste. A Império da Zona Norte mostrará como os povos percebem a morte, com o enredo Sua Hora Vai Chegar: Melhor É Morrer de Sambar!. A escola terá quatro carros alegóricos, 20 alas e 1,4 mil componentes. A comissão de frente promete ser a surpresa da Império na avenida.
A escola
Cores: amarelo, branco e prata
Bairro: Navegantes
Presidente: Antônio Ademir de Moraes, o Urso
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Intérprete: Everton Rataiscki
Diretor de Carnaval: Julião
Diretor de Bateria: Mestre Chiquinho Capelão
Mestre-sala e porta-bandeira: Caio e Ana Marilda
Enredo: Sua Hora Vai Chegar: Melhor É Morrer de Sambar!
3h5min - Unidos de Vila Isabel
Para homenagear a agricultura familiar, a tricolor de Viamão seguiu rumo ao campo e mostrará quem são as mãos que alimentam a nação brasileira. Segundo o presidente da Unidos de Vila Isabel, Cléber Tavares, a inspiração para o enredo surgiu a partir da divulgação de pesquisas apontando que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros saem da agricultura familiar. O enredo é Brava Gente Guerreira: As Mãos Que Alimentam a Nação Brasileira!. A escola irá para a Avenida com quatro carros alegóricos, 19 alas e 1,4 mil componentes. A bateria terá 180 ritmistas.
A escola
Cores: azul, branco e amarelo
Bairro: Santa Isabel
Presidente: Cléber Tavares
Carnavalesco: Comissão carnavalesca
Intérprete: Anderson Luis
Diretor de Carnaval: Bráulio Pontes
Diretor de Bateria: Sandro Gravador
Mestre-sala e porta-bandeira: Adriano Silveira e Natiely Silveira
Enredo: Brava Gente Guerreira: As Mãos Que Alimentam a Nação Brasileira!
4h10min - União da Vila do IAPI
A Tricolor da Zona Norte levará para a Avenida o universo do olhar. A própria defesa do enredo ressalta "a solução dos problemas está diante dos olhos, mas para enxergá-la é necessário usar os óculos da sabedoria, pois quem usa óculos enxerga melhor a vida". A turma do IAPI contará a história dos óculos no Porto Seco Visão da Vida, a Vila Definida em Lentes Bifocais: Abra Seus Olhos, a Alegria Vem Aí. A escola terá quatro carros alegóricos, um tripé na comissão de frente, 20 alas e 1,2 mil componentes.
A escola
Cores: azul, vermelho e branco
Bairro: Sarandi
Presidente: Jorge Sodré
Carnavalesco: Sérgio Guerra
Intérprete: Cezinha
Diretor de Carnaval: Sandro Ferraz
Diretor de Bateria: Mestre Ninho Pujol
Mestre-sala e porta-bandeira: Marcelinho e Suelene
Enredo: Visão da Vida, a Vila Definida em Lentes Bifocais: Abra Seus Olhos, a Alegria Vem Aí
5h15min - Imperadores do Samba
O torcedor apaixonado pela bicampeã vermelho e branco que ainda não chorou ao ver a escola do coração passar pela Avenida, prepare o lenço: o carnavalesco Silvio Oliveira, campeão com a escola em 2009, 2014 e 2015, promete muita emoção no enredo que pretende transformar a passarela do samba numa grande busca pelo desconhecido. Atual bicampeã, a Imperadores do Samba cantará os segredos na Avenida, com o enredo Vida vai, Vida vem, qual o segredo que a vida tem?. A escola será dividida em setores: o segredo da origem da vida, os segredos das grandes construções, os segredos do tempo, os segredos ocultos do passado, o segredo dos registros, os segredos da evolução humana e os segredos da vida no futuro. Serão quatro carros alegóricos e três tripés. Estima-se que levará 2 mil componentes para a avenida.
A escola
Cores: vermelha e branca
Bairro: Praia de Belas
Presidente: Rodrigo Costa
Carnavalesco: Silvio de Oliveira
Intérprete: Vinícius Machado
Diretor de Carnaval: Érico Leotti
Diretor de bateria: Urso
Mestre-sala e porta-bandeira: Ceeh e Simone Ribeiro
Enredo: Vida vai, Vida vem, qual o segredo que a vida tem?
OUTROS CANAIS
Rede TV: o canal aposta no Bastidores do Carnaval 2016. Uma equipe de repórteres, espalhada pelo Anhembi e pela Sapucaí, vai mostrar os famosos nos camarotes e nos preparativos para os desfiles. Sempre a partir das 23h.
Band: neste ano, o Band Folia mostrará a festa em Salvador e Recife. Hoje, a transmissão começa à meia-noite.
SBT: o SBT Folia 2016 acompanha os trios elétricos de Salvador. Hoje, a transmissão começa às 22h30min.