O Porto Seco, na zona norte de Porto Alegre, atraiu milhares de aficionados pelo Carnaval em duas noites de desfiles – foram vendidos todos os ingressos colocados à disposição do público. As apresentações empolgaram o secretário municipal de Cultural, que se mostra otimista quanto ao futuro da festa popular na cidade. Para Jacoby, o Carnaval porto-alegrense tem potencial para chegar ao nível dos desfiles realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
– O nosso Carnaval certamente vai se tornar, daqui a alguns anos, uma referência nacional que também vai atrair muitos turistas.
Leia mais:
Outras notícias de entretenimento e cultura em ZH
Veja como foi a segunda noite de desfiles no Porto Seco
Primeira noite do Carnaval de Porto Alegre teve Diogo Nogueira
Jacoby informou que a prefeitura de Porto Alegre assinou convênio com o Ministério da Cultura para fomentar e desenvolver a cadeia produtiva do Carnaval. Com a parceria, a capital gaúcha captou R$ 3,3 milhões para financiar a compra de material pelas escolas de samba. Além disso, parte da verba será aplicada na realização de oficinas para bordadeiras, costureiras, marceneiros e outros profissionais.
Na madrugada de domingo, pela vigésima sexta vez , o porteiro José Carlos de Lemos fantasiou-se para sambar no Porto Seco. Ele desfila desde 1991 pelo Estado Maior da Restinga, escola da zona sul de Porto Alegre, e confessou que chora todos os anos, momentos antes de entrar na pista do complexo:
– É este o Carnaval que eu amo, que eu conheço. Se alguém me falar da Mangueira e da Portela, lá no Rio de Janeiro, eu vou achar legal. Mas o desfile que me emociona é este aqui, da minha terrinha, da cidade onde eu moro.
A paixão pela festa na capital gaúcha também se percebe nas arquibancadas. A auxiliar de cozinha Ana Paula da Silva larga tudo para estar presente:
– Até o meu marido, que não gostava, agora vem comigo todos os anos pro Porto Seco. O estudante Vagner de Lima disse que passa os dias que antecedem o desfile escutando os sambas-enredo das escolas para aprender:
– É sensacional acompanhar todos os anos as escolas se preparando para brilhar desse jeito na pista.