Com previsão de tempo instável e temperatura amena, milhares de fiéis devem tomar as ruas de Porto Alegre nesta terça-feira, na 141ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Os festejos se iniciarão às 7h na Igreja do Rosário, no Centro Histórico, onde ocorrerá a primeira missa. Em seguida, às 8h, começará o cortejo da santa até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, na Avenida Sertório. O percurso deve levar cerca de duas horas e meia.
Por volta das 11h, com o público reunido à volta do palco montado em frente à igreja, na Praça de Navegantes, o arcebispo dom Jaime Spengler celebrará a missa campal. Ao final da cerimônia, o público poderá se aproximar da santa para rezar e depositar velas e flores. A imagem será levada de volta para o local de origem, no interior da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, às 20h. No período da tarde, haverá missas dentro do santuário, às 14h, às 16h e às 18h.
A Festa de Nossa Senhora de Navegantes, que existe desde 1871, é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre. A expectativa de público para este ano é de 200 mil pessoas.
Apesar de temporal, destaques da agenda cultural de Porto Alegre estão confirmados
Quais os direitos do consumidor que teve bens danificados e ficou sem energia depois do temporal
Sertório bloqueada para festa
Agentes e funcionários da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) da Capital intensificarão o monitoramento e realizarão bloqueios de trânsito e desvios em diversas linhas de transporte urbanas e metropolitanas durante o deslocamento dos fiéis. Após a procissão, a Avenida Sertório, entre a Presidente Roosevelt e a Voluntários da Pátria, seguirá bloqueada para a festa nas imediações da igreja.
A melhor opção para os condutores que irão acessar a Capital em direção ao Centro Histórico pela manhã será via BR-116, Avenida Farrapos e Alberto Bins.
Devido ao feriado municipal de Navegantes em Porto Alegre, diversos serviços estarão fechados ou com funcionamento alterado. Veja abaixo o que abre e o que fecha na Capital.