Casos de dengue confirmados na última semana na Capital estão motivando ações de aplicação de inseticida em diferentes regiões da cidade. Nesta segunda-feira, a ação ocorreu nos bairros Santo Antônio e Menino Deus, juntamente com visitas domiciliares para redução dos recipientes que possam conter larvas de Aedes aegypti. Nesta terça-feira, será a vez dos bairros Serraria e Vila Nova receberem os agentes da Secretaria Municipal de Saúde.
Leia mais:
Ministério da Saúde faz mapeamento de assistência a bebês com microcefalia
Instituto do Cérebro reforçará atendimento de bebês com microcefalia no Rio
Cientistas sugerem seis eixos-chave de ação contra zika
No bairro Santo Atônio, a ação ocorreu pela manhã, em trechos das ruas Humberto de Campos e Joaquim Cruz. Já no Menino Deus, o inseticida foi aplicado durante a tarde, na Rua José de Alencar, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Barão de Teffé, na Rua Barão de Guaíba, entre as ruas Menino Deus e Correa Lima, e na Rua Gonçalves Dias, entre as ruas José de Alencar e Almirante Gonçalves.
Nesta terça-feira, os bairros Serraria e Vila Nova devem receber a aplicação durante a manhã. No primeiro, os trechos alvos devem ser na Rua Leodoro Pereira da Silva, entre as ruas Custódio José de Mello e Nelson Dalmas, e na Rua Wlanir Porto, entre as ruas Custódio José de Mello e Leodoro Pereira da Silva. No Vila Nova, o inseticida deve ser aplicado no condomínio localizado na Avenida Eduardo Prado, 26.
Em caso de chuva, a aplicação será transferida.
A recomendação para moradores das regiões é que vistoriem criteriosamente os ambientes internos e externos para verificar a presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação dos mesmos, uso de repelente corporal e, no interior das residências, repelentes elétricos. Uso de telas mosqueteiras também é indicado. Diante de sintomas compatíveis com dengue, zika ou chikungunya, a secretaria recomenda que que se busque o atendimento médico.