O vereador Cássio Trogildo (PTB) assumiu, nesta segunda-feira, a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. Réu na Justiça Eleitoral em um processo por suspeita de compra de votos, Trogildo foi empossado em cerimônia no Plenário Otávio Rocha com outros cinco parlamentares eleitos para a Mesa Diretora de 2016.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do parlamento municipal afirmou ter convicção de que será inocentado das suspeitas e disse que irá comandar a Câmara com "legitimidade" e "empenho" pelo bem da cidade.
– Tenho absoluta convicção que o TSE vai confirmar a sentença que obtive em primeiro grau que considerou improcedentes todas as denúncias que foram atribuídas injustamente a mim. É dentro dessa legitimidade e da confiança dos eleitores, do meu partido e dos meus colegas que vou colocar todo meu empenho pelo bem da cidade na condição de presidente da Câmara Municipal – declarou Trogildo.
Entenda
Após as eleições de 2012, Cássio Trogildo foi acusado pelo Ministério Público de ter utilizado a estrutura da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) – da qual ele havia sido titular até março daquele ano – para "prestar serviços asfálticos e de iluminação em desacordo com a lei para angariar votos".
Em 2013, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato do parlamentar. No entanto, a defesa de Trogildo recorreu, e, em outubro do ano passado, o vereador foi mantido na Câmara temporariamente por meio de uma liminar obtida junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão vale até o julgamento do último recurso protocolado pela defesa dele no TSE.
Vereador Cássio Trogildo tem mandato cassado
Cassio Trogildo não vai deixar a Câmara de Porto Alegre
Conforme a Diretoria Legislativa da Câmara, caso Trogildo tenha o mandato cassado novamente neste ano, haverá convocação de nova eleição para a presidência. O vice-presidente assume de forma interina até a votação.
Foram 23 votos favoráveis e três contrários ao nome de Cássio Trogildo. Fernanda Melchionna e Professor Alex Fraga, do PSOL, e Marcelo Sgarbossa, do PT, votaram contra a indicação de Trogildo para a presidência da Câmara.
Confira os outros integrantes da Mesa Diretora eleitos para 2016:
1º Vice-Presidente – Guilherme Socias Villela (PP)
2º Vice-Presidente – Delegado Cleiton (PDT)
1º Secretário – Paulo Brum (PTB)
2º Secretário – Engenheiro Comassetto (PT)
3º Secretário – Mário Manfro (PSDB)