Antes mesmo de virar monumento, o blindado desativado que deve servir como homenagem ao Exército Brasileiro na Avenida Ipiranga já está na mira de um grupo de jovens de Porto Alegre. Caso acertem o alvo, eles prometem transformar o Leopard 1A1 em um tanque às avessas: em vez de aludir à guerra, ele se tornaria um símbolo de amor.
- Esse tanque representa uma cultura do armamento, e não gostamos dessa ideia, de cultuar armas. Queremos propor uma utilização cultural. Ele vai ser muito mais um monumento quando alguém chegar à Porto Alegre e quiser ir "lá onde tem um tanque colorido" - diz o estudante de Direito Thiago Braga, 31 anos.
Membro do coletivo #POACidadeCriativa, grupo de cerca de 40 pessoas que começou a se reunir em 2016 para pensar ideias para a Capital, o estudante criou um evento no Facebook para convocar pessoas a customizarem o veículo. Até as 15h desta quinta-feira - duas horas depois de ir para o ar - o "Transformar o tanque de guerra em tanque de amor", marcado para 22 de janeiro, contava com mais de 300 confirmados. A ideia da ação, segundo o organizador, é "provocar a sociedade" a discutir o uso do espaço urbano.
Na página do evento, o grupo ainda discute o tipo de intervenção a ser realizada no blindado, instalado na Avenida Ipiranga no começo desta semana. Entre as opções, estão pintar de colorido "com as cores do arco-íris" e levar flores para "armar ele de amor".
Se depender do Exército, porém, o tanque aposentado trazido de Santa Maria deve permanecer como está. Segundo o chefe de comunicação social do Comando Militar do Sul, coronel Luiz Augusto Cristóvão Liotti, qualquer intervenção no local será entendida como pichação e retirada do veículo.
- Como é um monumento militar, entendemos que ele deve ficar com a pintura camuflada. É uma pintura muito cara, que dificulta a observação aérea. Se por acaso acontecer alguma coisa, ele vai voltar a ser como era.
O terreno cedido pela prefeitura em agradecimento à doação de uma área do Exército para a construção da alça de acesso ao viaduto da Bento Gonçalves, deverá ser revitalizado para a inauguração do monumento, prevista para 21 de janeiro. Segundo o Comando Militar do Sul, também haverá uma placa com informações sobre o blindado.