Circula no Facebook uma notícia de que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começaria a multar, a partir desta quarta-feira, se utilizando de imagens das câmeras de monitoramento instaladas em Porto Alegre. As informações são do blog Estamos em Obras, da Rádio Gaúcha.
Segundo a EPTC, a informação é falsa. De acordo com a empresa, não há data definida para essa operação. A expectativa é que ocorra em março. Antes de iniciar, porém, terá ampla divulgação.
Como a EPTC vai usar as câmeras para multar nas ruas de Porto Alegre
Quando passar a valer de forma oficial poderão ser combatidas infrações como furar sinal vermelho, trafegar na contramão ou pelo acostamento, ultrapassar em local proibido, parar em cruzamento ou não dar prioridade para o pedestre em uma faixa de segurança. Excesso de velocidade é uma das irregularidades que não poderão ser multadas pelas câmeras, já que exige um equipamento aferido pelo Inmetro e que seja capaz de mensurar a velocidade.
Usar câmeras de monitoramento para multar motoristas é permitido?
Sobre multar o motorista que passa no sinal vermelho durante a madrugada, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, garante que a situação será relativizada. Caberá aos agentes de trânsito que monitoram as câmeras avaliarem se o veículo passou em velocidade compatível para garantir a segurança do trânsito.