Zika e microcefalia: especialistas esclarecem as dúvidas mais frequentes
Laboratório gaúcho será capacitado para diagnosticar o zika vírus
Os dois casos são importados. O morador da Cidade Baixa viajou recentemente para João Pessoa, na Paraíba. Já o paciente do Menino Deus, esteve no Rio de Janeiro.
O Estado registra oito casos suspeitos de infecção pelo zika vírus. São sete na Capital e um em Pelotas - nenhum registrado em grávidas. A Secretaria Estadual de Saúde também aguarda exame que comprova a relação do nascimento de um bebê com microcefalia com a infecção pelo vírus. No entanto, por exclusão de outras possibilidades, o caso já é considerado confirmado.
Leia as últimas notícias de Porto Alegre
Leia as últimas notícias do dia
Para ajudar no combate ao mosquito, foi lançado o site rscontraaedes.ufrgs.br, que recebe denúncias sobre localização de focos e criadouros do Aedes. Materiais com informações sobre sintomas e prevenções também estão disponíveis.O Brasil tem 2,4 mil casos de microcefalia neste ano, contra 147 registrados no último ano.
* Rádio Gaúcha
Os bairros Cidade Baixa e Menino Deus receberam, na manhã desta segunda-feira, aplicação de inseticida por casos suspeitos da febre chikungunya e zika vírus. O bloqueio de transmissão foi realizado em um raio de cinquenta metros da casa dos pacientes e visa combater focos do mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças.
Veja a galeria de fotos: