Um curso de língua portuguesa irá ofertar 50 vagas para imigrantes e refugiados em Porto Alegre. As aulas são oferecidas de forma gratuita através de uma parceria entre os Ministérios da Justiça e da Educação e a Prefeitura da Capital, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A pré-matrícula para realizar o curso será feita a partir desta segunda-feira (7) até próxima sexta (11) na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, localizada na Rua dos Andradas 1643, 4º andar, sala 402, no Centro Histórico. O horário de atendimento é de 9h às 12h e de 13h30 às 17h. Para realizar a inscrição, os candidatos devem levar o CPF ou o passaporte e um comprovante de residência.
A aula inaugural será no dia 14 de dezembro no Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A capital gaúcha é a primeira cidade do país a oferecer um curso de português para imigrantes e refugiados através de vagas do Pronatec. O Governo Federal afirma que está trabalhando na ampliação de vagas e na oferta de novas turmas em outras regiões do Estado.