O Procon de Porto Alegre divulgou, nesta terça-feira (24), a lista atualizada com 500 sites de compras que devem ser evitados durante as promoções da Black Friday brasileira, que ocorre na próxima sexta (27) e oferece produtos com grandes descontos.
A lista foi elaborada em parceria com a Fundação Procon São Paulo, que é a responsável pelo levantamento dos sites não recomendados para compras. A relação de endereços é resultado de reclamações recebidas pelo órgão devido às irregularidades na prática do comércio eletrônico.
Os sites não recomendados pelo Procon podem ser conferidos aqui. Eles estão listados em órdem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF.
A Black Friday brasileira ocorre nesta sexta (27) e o foco das vendas são os eletroeletrônicos, como computadores, celulares e tablets, e também eletrodomésticos.
Recomendações
O Procon do Estado orienta que os consumidores façam uma pesquisa antes de efetuarem as compras no dia da Black Friday, para evitar maquiagem de preços. Procurar os mesmos produtos em lojas físicas pode ser uma tática para encontrar preços e condições de pagamento mais atraentes.
Segundo a diretora-executiva do Procon-RS, Flávia do Canto, uma alternativa é comprar pela internet e ter a opção de se arrepender da compra, já que está previsto no Código de Defesa do Consumidor a possibilidade do consumidor se arrepender da aquisição de um produto ou serviço, quando ocorrer uma transação fora do âmbito do estabelecimento ou loja.
"Quem já está pesquisando os valores dos produtos não deve enfrentar problemas, já que as mudanças são significativas e o consumidor já estará atento no ato da compra", afirmou.
Sobre as formas de pagamento, a orientação é que as compras online sejam pagas preferencialmente com cartão de crédito, ao invés de boleto ou transferência bancária. Assim, o cancelamento é feito de forma mais rápida caso ocorra algum problema com a entrega do produto. Outra dica para evitar surpresas durante a promoção é procurar o número do telefone ou endereço do local de compra.