Pinta, apaga e repinta. A invasão da calçada pela ciclovia da Erico Veríssimo foi pauta do Pelas Ruas ZH no início de novembro. Após a reportagem, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apagou a marcação, prometeu ajustes e afirmou que a ideia de compartilhamento do espaço entre ciclistas e pedestres seria mantida. Dezessete dias depois, o projeto está quase pronto, mas ainda levanta discussões entre pedestres e ciclistas.
E o pedestre? Ciclovia da Erico Verissimo faz zigue-zague sobre calçada
EPTC apaga "zigue-zague" em calçada e fará ajustes em ciclovia da Erico
- Trabalho aqui perto. Acho legal essa iniciativa de fazer ciclovias, mas não entendi essa parte que ela sobe na calçada, nunca tinha visto isso - conta a pedestre Darlene Silveira.
- Acho arriscado esses trechos na calçada tanto para o pedestre quanto para o ciclista. Sempre tento diminuir a velocidade nessas partes. O ideal seria a ciclovia ser toda na via para não diminuir o espaço das pessoas que estão a pé - pontua o administrador Fernando Cotta, que utiliza a bicicleta para ir ao trabalho.
A ciclovia (de 1200 metros e 1,5m de largura) tem três pontos de desvio pela calçada: na altura da rua Marcílio Dias, rua Visconde do Herval e rua Afonso Pena.
- Esses três trechos somados não chega a 200 metros. Os desvios estão previstos no manual de trânsito do Ministérios das Cidades - explica a diretora técnica da EPTC, Maria Cristina Molina Ladeira.
Colocar a faixa de ciclistas para dentro da calçada foi a solução encontrada pela EPTC para dar continuidade à ciclovia em trechos onde há estreitamento de pista e não havia espaço para a faixa junto à avenida.
- Todas essas soluções de projeto existem em manuais para viabilizar um sistema em que as condições não são ideais. Aqui no Brasil, o carro ainda é o senhor do espaço público. A ciclovia da Erico é o exemplo disso: para não tirar uma das faixas de rolamento, diminuiram o espaço do pedestre na calçada - afirma o arquiteto e doutor em Transportes, Julio Celso Vargas.
Outra sinalização que chamou atenção dos transeuntes foi uma "faixa de pedestres" pintadas dentro da ciclovia na calçada.
- Isso é muito estranho e confuso. Se a calçada é para pedestre por que pintar isso? - indagou o porteiro Mario Martins.
De acordo com a EPTC, as faixas são um sinal de alerta para que o ciclista cuide do pedestre naquele trecho de passagem. A empresa também destaca que a ciclovia não está pronta, e que ainda falta a instalação de placas verticais de sinalização.