O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) garantiu na manhã desta segunda-feira (9) que a coleta de lixo em Porto Alegre foi normalizada. No domingo (8), equipes do departamento realizaram um mutirão para solucionar o problema. De acordo com o diretor-geral do DMLU, André Carús, a intenção era restabelecer o serviço o mais rápido possível.
“Acompanhei durante todo o domingo o trabalho e posso garantir que o serviço foi normalizado. O que acontece, às vezes, é que parte da população coloca o lixo orgânico em dia em que fazemos a coleta seletiva. Os fiscais não permitem o recolhimento em dias inadequados", afirmou.
Foram recolhidas 880 toneladas de lixo, durante o mutirão do DMLU.
A assinatura do contrato emergencial com a empresa Belém Ambiental permitiu que 47 caminhões saíssem às ruas para a coleta do lixo orgânico acumulado em diversos bairros da Capital desde a última sexta-feira (6).
O problema foi registrado desde quinta-feira (5), quando funcionários da empresa Ecopav paralisaram o trabalho alegando falta de pagamentos de vale-alimentação e outros benefícios.