Reportagem percorre orla do Guaíba para mostrar sujeira nas margens
Conheça a história de cinco pessoas apaixonadas pelo Guaíba
Até abril de 2017, quem quiser ver o chamado "pôr do sol mais bonito do mundo" terá de buscar um novo ponto de observação. Devido às obras de revitalização da orla do Guaíba, que começaram nesta terça-feira, o trecho que se estende desde a Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias ficará cercado por tapumes.
Quem passar pela obras, que se estendem por 1,3km, vai deparar com uma barreira de dois metros de altura, entre a Avenida Edvaldo Pereira Paiva e a orla. Tudo o que antes ficava na área que deve ser cercada nos próximos dias será transferido para outros locais.
Arraste as setas e veja como ficará a área cercada:
Erro faz prefeitura adiar licitação para revitalizar orla do Guaíba
Em 2015, prefeitura prioriza orla do Guaíba
Orçada em R$ 60,6 milhões, a revitalização do trecho tem financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco Mundial. O projeto, do arquiteto paranaense Jaime Lerner, prevê novos passeios, ciclovia, ancoradouro, deques, bares e restaurantes - inclusive um flutuante sobre o Guaíba. Os trabalhos serão realizados pelas empresas vencedoras da licitação, que formam o consórcio Orla Mais Alegre.
Confira no mapa a área que será cercada e as mudanças no estacionamento e na localização de ambulantes:
Estacionamento
Ônibus: poderão ficar estacionados na via de saibro que costeia o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), paralela à Av. Beira-Rio.
Veículos: poderão ficar junto ao terreno em que está sendo construída a nova sede da Ospa, em estacionamento que deve receber melhorias da prefeitura.
Inicialmente, seguem abertas as áreas de estacionamento nos dois lados da Usina do Gasômetro. O estacionamento maior, próximo do trecho em que ficavam as barraquinhas de vendedores, será desativado para as obras.
Pedestres
Quem quiser circular a pé pela região poderá usar a calçada da pista bairro-Centro da Av. Beira-Rio. As travessias com faixa de segurança ficarão na altura da Usina do Gasômetro e das quadras esportivas (próximo à Rótula das Cuias). Pela calçada da pista sentido Centro-bairro, só será possível circular entre a Usina e a Av. Loureiro da Silva, trecho que terá um passeio de cerca de 3 m de largura.
Veja imagens do início das obras:
Ambulantes
As bancas já foram deslocadas para perto da região do Anfiteatro Pôr do Sol, nas proximidades da Rótula das Cuias.
Barcos de passeio
Barqueiros têm o prazo de um mês para transferirem seus trabalhos para o novo ponto de embarque, a ser definido. A sugestão da prefeitura é de que seja nas ocas junto ao Armazém B3 do Cais Mauá. Barqueiros avaliam a proposta.
* Zero Hora