Depois de ter atingido proporções históricas no sábado, quando estava em 2m94cm, o nível do Guaíba voltou a baixar neste domingo. Conforme o Metroclima, foram nove centímetros de diminuição até as 8h40min, resultando na marca de 2m85cm. Às 13h40min, o nível já estava em 2m82cm. As causas do recuo, segundo o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (CEIC), são a menor vazão dos rios e a virada do vento, que agora sopra para leste e nordeste.
Mau tempo expõe fragilidades da infraestrutura de Porto Alegre
No Cais Mauá, a água que vazava pelas comportas do muro já havia sido contida na manhã de domingo. Nas área mais próxima à Usina do Gasômetro, no entanto, sacos de areia ainda ajudavam a proteger a Avenida Mauá da água do Guaíba. Todas as comportas do Muro da Mauá ainda estão fechadas.
Apesar da trégua da chuva, algumas áreas de Porto Alegre seguem prejudicadas pelas cheias: o CT do Internacional, na área em frente ao Estádio Beira-Rio, a água ainda cobre boa parte do campo e impede as atividades. Na Zona Sul, nos bairros Ipanema, Tristeza e Espírito Santo, alguns pontos da orla têm água por cima da calçada e do asfalto - como nas áreas da Rua dos Tapuias e da Avenida Oswaldo Gonçalves Cruz. Na Borges de Medeiros, um vazamento de água também deixou a rua alagada, próximo à churrascaria Garcias.
Estado ainda tem 52 mil pontos sem luz
Saiba quais são os direitos do consumidor afetado pela falta de energia
O Catamarã, que faz o trajeto Guaíba-Porto Alegre, não está operando neste domingo, devido ao nível elevado do Guaíba. A travessia não teve liberação da Marinha para o serviço por causa dos alagamentos nos píers. No sábado, a viagem também não foi realizada. A Catsul, empresa que administra o Catamarã, informa que ainda não há previsão para volta do serviço. As informações são da Rádio Gaúcha.
A "régua eletrônica" localizada no Cais Mauá, responsável pela medição do nível do Guaíba, não estava funcionando na madrugada deste domingo. A prefeitura havia optado pelo desligamento preventivo da rede elétrica e pela utilização de geradores no local.
Na última segunda-feira, por volta das 14h, o nível do Guaíba atingiu a maior marca em 74 anos, com 2m89cm. Neste sábado, o número foi superado em cinco centímetros, e equipes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) instalaram barricadas de sacos de areia para tentar impedir que a água escoasse para a Avenida Mauá, medida que não era tomada desde a cheia de 1984.
De acordo com o Metroclima, a tendência é de que o nível do Guaíba se mantenha em redução neste domingo.
Prefeitura coloca barricadas para impedir avanço da água na Mauá
Saiba como foi a última grande enchente de Porto Alegre, em 1967
Alagamentos avançam e assustam moradores da Capital
Veja as imagens do Guaíba no sábado: