O nível do Guaíba chegou a 2,50 metros neste sábado, passando do estado de "alerta" para "enchente", segundo informou o Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre. A medição é das 15h30min.
Segundo o Ceic, o nível do Rio Jacuí, em Triunfo, está em 5,81 metros e segue subindo, o que indica que a vazão do Guaíba aumentará nas próximas horas.
Na região das ilhas, ruas e avenidas já estão inundadas e algumas residências foram invadidas pela água. No entanto, segundo a Defesa Civil, nenhuma família precisou ser retirada de casa até o momento.
Sábado e domingo serão chuvosos em todo o Rio Grande do Sul
Quase 500 mil raios atingiram o Estado em 36 horas
Se a chuva continuar, a tendência é que o nível da água siga subindo e supere a marca de julho, de 2,56 metros, a quarta maior enchente em 75 anos e a mais grave desde 1984, quando atingiu 2,60 metros. De acordo com o Ceic, as marcas históricas foram em 1941 e 1967: 4,76 metros e 2,83 metros, respectivamente.
Todos os rios que desembocam no Guaíba apresentam cheia, e essa vazão deve continuar a chegar a Porto Alegre nas próximas horas. O Jacuí e o Taquari são os que receberam maiores volumes de chuva em suas bacias.
Em Lajeado, uma medição feita às 2h30min mostrou que o rio Taquari estava com 24,5 metros, quando sua média é de 6,5 metros. A cheia do rio Caí, em Montenegro, também preocupa: à 1h a água estava 5,8 metros acima do nível normal e continuava subindo cerca de dois centímetros por hora.
*Zero Hora