Circulando pelas ruas da Capital há cerca de dois meses, o ônibus híbrido da Carris, que alterna o motor a diesel com propulsão elétrica, agradou aos passageiros que embarcaram nesta segunda-feira no ponto final do T5. O motivo não foi a economia no consumo de combustível ou a diminuição de poluentes na atmosfera. É o silêncio ao deslizar pelas ruas da cidade que mais chama a atenção.
Ainda em fase de testes, o coletivo já passou pelas linhas T9, T2A e agora realiza o itinerário entre o Menino Deus e o Aeroporto, antes de ser testado na linha do T6. Durante os 10 dias que o veículo permanece em cada linha, são avaliados quesitos como o rendimento do motor, a potência e o consumo. Até o momento, não foram constatadas falhas ou diferenças significativas em relação ao motor convencional.
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Segundo o monitor responsável pelo treinamento dos motoristas, Márcio Stangherlin, o desempenho foi positivo mesmo em lombas e topografias acidentadas.
- Ao arrancar, o carro é movido pelo motor elétrico. O alto torque proporciona uma partida silenciosa. A partir do momento em que atinge aproximadamente 20km/h, o motor a diesel entra em operação - explica Stangherlin.
Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em paradas de embarque ou nos semáforos, o motor a diesel é desligado. Nas arrancadas, a emissão de poluentes é zero.
O sistema elétrico do ônibus é alimentado por baterias de íon de lítio com controle de temperatura. Estas baterias são recarregadas com a energia recuperada pela frenagem durante a operação do veículo.
Ao ver o hibribus se aproximar da parada em que estava, a aposentada Oyara da Silva Braga correu para conhecer a novidade. Achou interessante e bonito, mas o que mais gostou foi que ele é espaçoso. Outros passageiros mencionaram fatores como silêncio, conforto, estabilidade ao deslizar no asfalto. Já o técnico em eletrônica Rafael da Costa Fortes chegou sem saber que tinha algo novo. Ao saber do investimento no meio ambiente, apoiou e desejou vida longa à iniciativa:
- Acho muito bom que estejam investindo nisso, o ideal é que todas as linhas fossem assim.