Tulio, Potter, Fernanda e Rosane vão dar dicas do que fazer na rua favorita deles
Rosane de Oliveira assiste à passagem do tempo nos jacarandás da sua rua favorita em Porto Alegre.
- Eles florescem na primavera, depois ficam exuberantes. Quando começa a chegar o outono, a folhinha cai e daí sei que vem um inverno rigoroso - detalha a colunista de política de Zero Hora. - Assim o tempo vai passando e já faz 15 anos que eu moro na Rua da Esperança.
Esperança é o nome antigo da Rua Miguel Tostes e é como a jornalista prefere se referir à via do bairro Rio Branco - destaca que é uma das suas palavras preferidas. Além das árvores, aprecia o bondinho desativado em um terreno lotado de antiguidades.
- Eu fico imaginando o que aconteceu nesses bondes. Naquela época, eu não conhecia Porto Alegre: sou do Interior, conheci a Capital em 1975 e vim para cá em 1978. Também fico imaginando como seria bom, não termos bondes de madeira como esse, mas um transporte público melhor em Porto Alegre.
Outra parte da rua que lhe enche de orgulho e desponta em preocupação são as casas antigas. Rosane lamenta que duas já foram derrubadas para dar lugar a um estacionamento, e, comentam os vizinhos, outras duas, rodeadas por guapuruvu e cerejeiras, devem dar lugar a uma torre de apartamentos.
- Eu tenho muita esperança, já que estamos da Rua da Esperança, de que seja só um boato e que essa casa linda não vá ao chão.
A Rua Miguel Tostes mescla prédios antigos a empreendimentos novos. A confeitaria Maria Bolaria foi aberta há algumas semanas, e a sócia Thaíse Silvestre, 29 anos, explica que escolheram o local pela localização e foram surpreendidos com uma excelente vizinhança:
- Fomos muito bem acolhidos. Desde que iniciamos a obra, fomos bem recebidos.
A rua preferida de colunistas de ZH
Os colunistas Rosane de Oliveira, Tulio Milman, Fernanda Pandolfi e Luciano Potter vão revelar quais são as suas ruas preferidas em uma ação do projeto ZH Pelas Ruas. Em vídeos de até dois minutos que serão publicados na seção Pelas Ruas entre esta terça e sexta-feira, os jornalistas contarão o que faz com que eles tenham suas vias favoritas na cidade. Seja pela memória afetiva, por reunirem paixões ou apresentarem alternativas culturais e gastronômicas, as ruas são apresentadas do ponto de vista dos colunistas.
Qual é a sua rua favorita em Porto Alegre?
Cada um tem seus motivos para gostar de uma rua, e nós temos todos os motivos para querer conhecê-los. O ZH Pelas Ruas também quer saber qual é a rua favorita dos leitores. Participe enviando uma foto sua na rua que mais gosta em Porto Alegre, diga o que acontece nela e poste com as hashtags #ZHPelasRuas e #MinhaRuaFavorita - foto e legenda tem de ser de autoria da própria pessoa. A ação será realizada entre as 9h desta terça e a meia-noite de 9 de outubro. Um anúncio que será publicado na edição impressa de 14 de outubro apresentará as fotografias e as legendas mais criativas sobre o tema "Minha Rua Favorita".
Os parâmetros que serão utilizados para a escolha das fotografias são: originalidade e adequação ao tema proposto. As fotos serão escolhidas pelo editor de foto de Zero Hora, Jefferson Botega.
Leia as regras de participação.
Acompanhe a séria na seção Pelas Ruas:
Terça-feira: Rosane de Oliveira
Quarta-feira: Tulio Milman
Quinta-feira: Fernanda Pandolfi
Sexta-feira: Luciano Potter