A iluminação que voltou a atrair visitantes ao Parque Marinha do Brasil durante a noite é apenas a parte mais clara de uma revitalização ainda maior. Como parte da inauguração realizada no último sábado em Porto Alegre, surgiram também jardins e gramados, novas áreas de lazer e quadras esportivas renovadas - um presente aos porto-alegrenses que conviveram por anos com o abandono de um dos mais tradicionais parques da cidade.
Adeus escuridão: quatro vezes mais luz no Parque Marinha do Brasil
Mais de cem árvores serão podadas no Parque Marinha do Brasil para melhorar a segurança
Obras de iluminação do Parcão serão entregues neste sábado
No Marinha antes tomado pela escuridão e sensação de insegurança, holofotes passaram a iluminar rodas de chimarrão e a prática de atividades físicas. Foram implementados ainda novos bancos e lixeiras e uma área dedicada à patinação foi erguida nos arredores da pista de skate. Com um reforço de 491 novas luminárias em 301 postes, o parque ficou quatro vezes mais claro.
- Queremos que o parque seja uma referência como é a Praça da Encol para os praticantes de atividades físicas, mesmo à noite. Percebemos que, em uma área iluminada e renovada, as pessoas realmente voltam a se reunir ali, sentem-se seguras - explica o titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher.
A ação, que integra o projeto Parque Iluminado: Eu Curto, Eu Cuido, teve investimento de mais de R$ 1,3 milhão. No local, algumas câmeras de segurança e o patrulhamento agora mais frequente de viaturas da Guarda Municipal ajudam a cumprir o objetivo da prefeitura, de que o espaço seja cada vez mais ocupado por visitantes. Ainda há, porém, muito o que fazer.
Urbanismo
Revitalização do Parque Marinha deve aumentar número de frequentadores
Uma das mais conhecidas áreas verdes da Capital ganha nova iluminação e melhorias nas quadras esportivas
Guilherme Justino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: