A revitalização de 1,3 km da orla do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, começará no início de outubro. A assinatura do contrato entre prefeitura de Porto Alegre e o consórcio Orla Mais Alegre - das empresas Procon, Sadenco e SH Estruturas Metálicas - foi assinado na manhã desta quarta-feira (9), em cerimônia no Gasômetro.
Antes do início das obras, toda área será isolada para a realização do trabalho.
Com o tempo de execução da obra previsto para 18 meses, se nada atrasar, a nova orla do Guaíba deve ser entregue à população em março de 2017. Esta fase da obra está orçada em R$ 60,6 milhões.
O trecho deve ter uma nova ciclovia, caminhos melhor iluminados, diversos bares, um atracadouro para barcos, arquibancadas, deques e um restaurante panorâmico, instalado dentro do Guaíba. Para manter a segurança do local, o prefeito José Fortunati admite que será necessário deslocar guardas municipais.
"Hoje não teríamos condições de manter efetivo 24 horas no local, mas durante o processo das obras, o País deve retomar o processo de crescimento e isso será possível". Segundo o prefeito, um novo concurso público deve ser realizado para contratação de guardas.
Os trabalhadores das bancas próximas à Usina do Gasômetro serão realocados, e o trânsito de veículos na avenida Edvaldo Pereira Paiva não deve ser afetado.
Segundo o prefeito José Fortunati ainda não há previsão para o lançamento de uma nova licitação para revitalizar outro trecho da orla, entre a Avenida Ipiranga e o Parque Gigante do Internacional. Esse projeto é mais aguardado, pois deve ser composto por uma pista de skate, além de quadras poliesportivas.