Uma manifestação de empresários donos de vans e micro ônibus causou transtornos ao trânsito na manhã desta quinta-feira (10). Eles protestaram contra as novas regras da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que passaram a valer no início de agosto.
O grupo em cerca de 80 veículos saiu do Largo Zumbi dos Palmares, no Bairro Cidade Baixa, e fez carreata pelas avenidas Loureiro da Silva, Borges de Medeiros e Ipiranga. Durante o trajeto o trânsito nestas vias ficou bloqueado e foram registrados longos congestiomamentos.
O protesto que que começou às 8h45 foi encerrado pouco depois das 10h, em frente ao prédio da ANTT em Porto Alegre, na Avenida Ipiranga com a Rua Santa Cecília, onde os motoristas desceram das vans e ônibus e usaram um carro de som para manifestar e criticar as alterações.
As novas regras estabelecem que as empresas que transportam passageiros em vans e ônibus terão de ter um termo de autorização expedido pela ANTT para realizar as viagens. As viagens terão de ser feitas dentro do período determinado.
A resolução também exige o uso de veículos do tipo micro-ônibus ou ônibus com, no máximo, 15 anos de fabricação, e limita o percurso para viagens em 540 quilômetros, ida e volta.